Histórico

ROTARY

Definição

Criado na cidade de Chicago, nos EUA, em 23 de fevereiro de 1905, por Paul Harris, o Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço.

A organização congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão de ética, ajudando a estabelecer  a  paz  e  a boa   vontade  no  mundo.  Os sócios  prestam serviços   voluntários não remunerados   em  favor  da   sociedade   como  um  todo ou  beneficiando  em casos específicos,   pessoas necessitadas ou  entidades  que   atuam também   em  favor de desamparados.

Os rotarianos ajudam a promover a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como saúde e educação, cujo grande objetivo é estimular a boa vontade e a paz mundiais.

Atualmente, o Rotary está presente em mais de 200 países e regiões geográficas, atuando por meio de aproximadamente 33 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários. Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecidos pelo Rotary International. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos.

Tradicionalmente, um dos países onde o Rotary é mais forte é o Brasil. Três brasileiros já presidiram o Rotary International, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA.

Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à Poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.

Objetivo

Desde que foi criado, o Rotary segue alguns princípios básicos, desenvolvidos para que os rotarianos atinjam seu ideal de prestação de serviços e altos padrões de ética. Formulado em 1910 para definir resumidamente o propósito da organização e as responsabilidades dos rotarianos, o Objetivo do Rotary foi adaptado sempre que a missão da entidade se expandiu.

O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

Primeiro: o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir.

Segundo: o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.

Terceiro: a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada.

Quarto: a aproximação dos profissionais de todo mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações

ROTARY DE UBAITABA

Clenor Souza Souza Soares, Gilberto Vivas Mendes e Clodomir Xavier foram grandes personalidades que contribuiram para o Rotary de Ubaitaba

( Da esq. p/ a dir.) Cledenor Souza Soares, Gilberto Mendes e Clodomir Xavier foram algumas das grandes personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Rotary de Ubaitaba

O Rotary Club de Ubaitaba foi fundado no dia 11 de janeiro de 1953. A iniciativa da implantação partiu dos seguintes sócios: Adernoel Chagas, Alfredo Ferreira, Cledenor Souza Soares, Clodomir Xavier, Edson Martins, Fábio Franco, José Loyola de Andrade, Manoel de Oliveira Lona, Manoel Ramos, Octaciano Fernandes, Reinaldo José de Souza e Wanderlino Bomfim.

O primeiro presidente do clube foi o advogado Fábio Alves Franco (durante o ano rotário 1953-1954). Naquela época, as reuniões ocorriam em uma sala, localizada no antigo Clube Social de Ubaitaba. Posteriormente, os encontros passaram a acontecer em Aurelino Leal, na época em que Humberto Barbosa, também rotariano, era prefeito desta cidade. As reuniões ali permaneceram até que a sede fosse construída na Av. Vasco Neto, no centro de Ubaitaba. Quando o prédio foi finalizado, os rotarianos voltaram a se reunir em Ubaitaba, no local onde hoje funciona o Rotaract Club.  Naquele período, a avenida Vasco Neto ainda tinha poucas construções e o prédio do Rotary foi um dos pioneiros na localidade.

nerildo_

Nerildo Moreira foi um grande baluarte no Rotary Club de Ubaitaba

Uma das pessoas que mais lutaram para a construção da sede do clube foi o médico e rotariano Nerildo Moreira, considerado um grande baluarte no desenvolvimento do Rotary de Ubaitaba. Dr. Nerildo, que foi presidente da organização durante várias ocasiões, sempre é apontado pelos companheiros como um rotariano que se preocupava com o andamento das reuniões e buscava constantemente melhorias para clube como um todo.

Com o passar do anos, o Rotary ubaitabense foi se desenvolvendo e se consolidando. Por ali passaram grandes nomes que não só contribuíram para a história do clube, mas também para o desenvolvimento de Ubaitaba como um todo. O Rotary é uma organização conceituada, que contribui para a melhoria da comunidade, nos mais diversos aspectos, sempre empenhado no Ideal de Servir.

Reuinão rotária na época do ex-presidente Nerildo Moreira

Reunião rotária na época do ex-presidente Nerildo Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>